É um concurso de artesanato dirigido a artesãos do Alto Minho promovido pelo desencaminharte — Festival de Arte Pública, com o objectivo de criar uma mascote que represente a temática das cobras e dos lagartos que povoam este território.
Para promover e difundir as tradições e práticas artesanais cruzando-as com a programação do festival e com a diversidade de práticas artísticas presente no desencaminharte.
Podem concorrer todos os artesãos do Alto Minho que desejem criar uma obra sobre cobras e lagartos que promova a biodiversidade da região, utilizando as artes e ofícios da cerâmica, dos bordados, das rendas, do trabalho do couro, do trabalho da madeira, do estuque, da cestaria, metal, tecelagem. Não é obrigatória a carta de artesão.
Para concorrer deves:
– preencher o formulário de inscrição presente nesta página;
– enviar um ficheiro pdf ou zip contendo quatro fotografias da obra a concurso acompanhadas de uma breve memória descritiva sobre os materiais utilizados e a relação com a temática das cobras e lagartos;
– fazer prova de residência ou trabalho no Alto Minho.
Qualquer pedido de informação deve ser endereçado para o concursocobraselagartos@gmail.com
O concurso decorre até ao dia 30 do mês de Agosto de 2017 (limite adiado 15 dias a partir da data original).
Os resultados serão conhecidos dia 30 de Setembro e publicados através dos contactos de e-mail e nas redes sociais. Os finalistas do concurso serão notificados com antecedência para divulgação dos resultados.
Todos os participantes do concurso ganham acesso a uma banca de venda do seu artesanato na próxima edição dos mercados que integram a programação do festival.
Os três finalistas do concurso ganham direito à reprodução das suas obras como mascotes do desencaminharte, com uma edição limitada e comercializada na loja da CIM e, eventualmente, nos postos de turismo existentes no Alto Minho.
O vencedor do concurso ganha também um prémio pecuniário no valor de 2000€, contra a entrega do respetivo documento de factura-recibo.
O júri é composto por um representante da CIM-Alto Minho, um representante de uma associação regional do sector e um representante do desencaminharte — Festival de Arte Pública.
Os artesãos dão o direito à organização de mencionar os seus nomes e de reproduzir e exibir as suas obras para divulgação e promoção do festival.
A obra premiada passará a pertencer ao espólio da CIM-Alto Minho, assim como todos os direitos a ela relacionados.
Qualquer caso omisso ou de dúvida relacionado com o regulamento será resolvido exclusivamente pela organização. Qualquer dúvida deverá ser colocada pelo e-mail concursocobraselagartos@gmail.com.
A organização reserva-se o direito de introduzir alterações nas condições de participação por razões de força maior que o justifiquem.