Triquelitraques

04 Jun 2017
11:30 - 11:50
Monte de Santo António
Viana do Castelo

Triquelitraques

O grupo de triquelitraques de Afife, a convite da NAIA, vai presentear-nos com as suas sonoridades numa breve apresentação, no Monte de Santo António.

O grupo de triquelitraques foi composto pelos alunos da escola de Afife, liderados por Luís São João, que tem sido quem há mais de um ano ministra aulas deste característico instrumento aos mais novos, seguindo-se os maiores, que nunca faltam quando este instrumento é convidado para uma qualquer apresentação.

 

Sobre o Triquelitraque

Desconhece-se a data de criação deste instrumento utilizado na altura do ano que antecede a tradicional “Serração da Velha”, sabendo-se todavia que terá pelo menos 200 anos. Se outrora estes instrumentos existiam em qualquer habitação da freguesia, hoje poucos são aqueles que os conservam; alguns foram vendidos a turistas que em grande número visitam a freguesia durante o Verão. O triquelitraque constitui-se por uma tábua e várias fileiras – uma, duas três e até quatro – de martelinhos, sendo que o som do instrumento varia com a espessura da tábua e a quantidade de martelinhos.