Ana Torrie

artista plástica, gravadora/impressora

Ana Torrie

artista plástica, gravadora/impressora

Biografia

Nasceu em 1982.
Em 2007, finaliza a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal parte para a Polónia e é quando tem o seu primeiro contacto com a gravura na Akademia Sztuk Pieknych Im. Jana Matejiki.
2008, ainda na Polónia, marca o início de um novo ciclo na sua obra com Edgar, personagem inspirado na obra literária de Edgar Allan Poe. De volta a Portugal quase que se torna Mestre gravadora no Mestrado de Técnicas de Impressão das Belas Artes do Porto, o qual interrompe para se estabelecer no Brasil depois de conhecer e trabalhar com o Mestre litógrafo Kazuo Iha.
De 2004 a 2008, foi membro activo do projecto artístico Senhorio, no qual participou na produção e publicação de vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração: colectivos – “C(r)oquete”, “Busto”, “Mister”, “Grande Prémio de Desenho” e individuais – “Álbum de família”, “A Maldição do Monte da Mina” e “Facebook”.
2009 – Cooperação no projecto “Revestir”- Azulejos de Papel em gravura, no contexto do projecto Lidera da Universidade do Porto. Trabalho desenvolvido e apresentado em vários eventos. – Participação na produção e publicação de vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração. Desde 2010 membro activo do Clube de Gravura da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas.
Em 2012 funda o atelier Guilhotina –  uma oficina de gravura edição e impressão de obra gráfica original, onde pretende desenvolver e promover um conjunto de práticas de impressão e auto-edição, oferecendo um vasto leque de workshops, residências e exposições. O projecto mais recente foi o P.A. – Encontro internacional de gravadores e impressores que trouxe gravadores de Portugal, Cuba, Brasil, Espanha estabelecendo parceria com diversas associações, instituições e Museus. E é também neste ano que é fundadora da Verde Rubro Associação Cultural e artística.
Em Dezembro de 2015 finaliza o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na Faculdade de Belas da Universidade do Porto.
2015 – Mentora do Projecto Chapa Azul – Uma oficina móvel itinerante de Técnicas de Impressão.
Experiência em diversos ateliers e workshops de formação específica na FBAUP, UFRJ, CIEC. Desenho e construção de diversos adereços para obras de teatro. Trabalhos apresentados em diversas residências (Casa Museu António Carneiro, Museu Nacional da Imprensa, Museu Casa da Imagem, Azores Combo – nos Açores), exposições, tanto individuais como colectivas: galerias de arte (Objectos Misturados- Viana do Castelo, Galeria dos Leões, Galeria Ó, Artes em Partes, Plumba, Maus hábitos, Dama aflita- no Porto, Aragón 232 – em Barcelona ); Museus ( Museu Nacional da Imprensa, Museu da Presidência da República); Outros (Salão Nobre, do Bonfim; UFRJ- Quinzena de gravura 2012, Círculo da Artes Plásticas de Coimbra , Centro Cultural de Vila das Aves, Gesto Cooperativa Cultural – no Porto, Estúdio UM – em Guimarães

Todas as sessões por Ana Torrie

Xilogravura

14:30 - 16:30
Centro Municipal de Atletismo
Vila Nova de Cerveira