Sofia Leitão

artista plástica

Sofia Leitão

artista plástica

Biografia

Sofia Leitão (PT n. 1977) formou-se em Escultura em 2005 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e em Desenho pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) em 2000.
Em 2005 fez a sua primeira exposição individual na Galeria MCO, no Porto, bem como 3 exposições colectivas: Anteciparte em Lisboa, XIII Bienal de Cerveira em Vila Nova de Cerveira e 100 Desenhos no Maus Hábitos. Em 2006 participou nas exposições Young Giant Painters na Galeria MCO e Surrounding MattaClark (com curadoria de Paulo Reis) na Galeria Carlos Carvalho, em Lisboa.
Em 2009 o seu trabalho foi mostrado pela primeira vez na Áustria, em Pavilhão de Portugal na Hangart7 em Salzburgo.
Naquele mesmo ano, participou em Amália, Coração Independente no Museu Berardo em Lisboa.
O seu trabalho foi incluído na primeira edição da Trienal do Vale do Tejo (2010) e também em Mono (2010) e Negras Paixões (2011) no Círculo de Artes Plásticas em Coimbra, Portugal.
Em 2014 participou na exposição Casa Ocupada, na Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea. Nesse mesmo ano participou na exposição colectiva Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber no Museu Afrobrasil, em São Paulo.
Recentemente em 2015 participou na exposição A Boca do Inferno no Sismógrafo, Porto; ainda em 2015 apresenta a exposição individual Unweaving the Rainbow, na Galeria MCO Arte Contemporânea, no Porto.
Em 2016 participou na exposição Portugal Portugueses no Museu Afrobrasil, em São Paulo e também no Carpe Diem Arte e Pesquisa com a instalação Grotto.
Desde 2007 exibe regularmente na Galeria Caroline Pagès, em Lisboa.
A sua obra está representada nas colecções de Manuel de Brito e da Fundação PLMJ, em Lisboa e Fundação Ilídio Pinho no Porto, assim como em muitas colecções particulares em Portugal, Espanha e Áustria.

Todas as sessões por Sofia Leitão

Cadavre Exquis

14:00 - 16:00
Penha da Rainha
Monção