Tuka Tuka – grupo de teatro amador de Mazedo

Tuka Tuka – grupo de teatro amador de Mazedo

Biografia

Há trinta e cinco anos, existiu um Grupo de Teatro Amador conhecido por “Tuka Tuka”, surgiu entre amigos numa conversa de esplanada no “mira Espanha”. Foi simples reunir alguns elementos da comunidade para formarem parte deste grupo. Além dos actores tinham também bailarinos/as e um grupo musical.

Nos anos 80 passava na televisão um programa muito divertido, a comunidade em geral assistia a este programa. Este programa só dava na TV Galiza era um concurso que mais tarde também passou na televisão portuguesa. Concurso “1,2,3 diga lá outra vez”. O formato deste programa englobava música, dança, e o concurso propriamente dito girava à volta de questões de cultura geral.

O grupo também fez várias abordagens sobre o filme “Sandokan”, através do guarda-roupa, das danças, entre outros.

Assim o grupo “Tuka Tuka” começou a trabalhar em forma de concurso, onde preparavam perguntas a nível do concelho de Monção, satirizavam costumes e situações de Monção, não faltou também música e dança. Para a música iniciaram com o grupo ”Thema Soles”, era um conjunto privado só para este grupo de Teatro.

O próprio grupo criava todo o enredo da espécie de concurso, através de muita pesquisa no Arquivo e Biblioteca Municipal. Criavam também as letras para as músicas e faziam poemas tudo girava sempre no tema Monção.

Através da pesquisa feita, tive conhecimento que este grupo actuava de quinzenalmente, aos sábados, no antigo Cine teatro João Verde, sempre com casa cheia! E finalizavam cada espectáculo com a mesma máxima em forma de poema:

“ Com isto vamos terminar

Estivemos aqui com gosto,

Para o próximo “Tuka Tuka”

Contamos aqui convosco”.

Tal como dá para ver na imagem acima, um dos elementos deste grupo era o nosso querido José Manuel Araújo Vaz, mais conhecido precisamente por “Tuka Tuka”, este senhor foi um dos grandes impulsionadores deste grupo de Teatro. Infelizmente, já não se encontra entre nós há quase 3 anos, e em forma de homenagem a este grande senhor surgiu, então a ideia de criar um grupo de Teatro.

Celine do Nascimento Gonçalves, directora/educadora na Creche do Grémio Social de Mazedo, na qual José Manuel Araújo Vaz foi presidente até à sua morte, ficou com estas histórias na sua mente. Como é uma grande amadora de teatro tendo já feito parte de dois grupos amadores, O TEB (Teatro de Estudantes de Bragança) e os “Simples” (Grupo de Teatro Amador Melgacense).

Durante o ano de 2016 realizou várias formações sobre Cenografia, Interpretação, Voz entre outras. Achou por sua vontade, investir mais na Cultura Monçanense, e assim surgiu a ideia de criar um Grupo de Teatro Amador Monçanense o “Tuka Tuka”. Para que este sonho se torne realidade serão necessárias algumas ajudas nomeadamente da Câmara Municipal de Monção e da Junta de Freguesia da União de freguesias de Mazedo e Cortes. Uma das ajudas já está confirmada, o Presidente da Junta de União de freguesias de Mazedo e Cortes prontificou-se a ceder espaço para os ensaios.

Assim passados 35 anos poderá surgir de novo o “Tuka Tuka” que esperamos que seja bem recebido pela Comunidade em geral e que tenha muito sucesso.

Existem várias ideias já para o próximo ano, vai em anexo uma espécie de plano de actividades para 2017, realizar uma peça inicial em forma de homenagem ao antigo grupo, realizar leituras encenadas ao longo do ano, trabalhar algumas das várias lendas de Monção, realizar um solstício de verão, até poderá surgir a oportunidade de este grupo se incorporar na Plataforma transfronteiriça (PLATTA), o que seria culturalmente muito rico.

Todas as sessões por Tuka Tuka – grupo de teatro amador de Mazedo

A Nossa Foda

16:30 - 17:30
Penha da Rainha
Monção